O futuro do Twitter no Brasil

Post anteriormente publicado no iMasters em 15/05/2009
http://imasters.uol.com.br/artigo/12778/midiasocial/o_futuro_…

O sucesso do Twitter, a ferramenta de Micro-blogging mais falada no momento, era algo previsto por todos. Depois que pessoas famosas e celebridades passaram a utilizar o serviço, essa explosão de usuários era apenas questão de tempo, e foi isso o que aconteceu.

Muitas pessoas têm utilizado o Twitter no mundo todo, dentre elas nomes como Barack Obama, Britney Spears, Demi Moore. Em terras brazucas temos Marcelo Tas e Rafinha Bastos, apresentadores do programa CQC, Mano Menezes (técnico do Corinthians), dentre outros.

Entre os usuários brasileiros mais antigos do Twitter, existe um certo preconceito em relação à essa popularização da ferramenta, a temida \”orkutização do Twitter. Já que nós sabemos o quão sociáveis (ao extremo, inclusive!) são nossos conterrâneos e a bagunça toda que poderia se tornar, caso o serviço de micro-blogging virasse o novo orkut brasileiro.

Conversando com alguns usuários ativos e formadores de opinião no Twitter que conheço, foram apresentados diversos pontos de vista e muitas previsões sobre o futuro da ferramenta.

Vou repassar algumas pra vocês:

Alexandre Formagio (@formagio):

Acredito que o Twitter continuará em constante crescimento, porém sempre será habitado principalmente por pessoas envolvidas em comunicação digital. As outras pessoas conhecem, acham legal ou não e vão embora, pois não possuem tempo hábil na frente da internet para acompanhar como as que trabalham com isso. Além disso muitas vezes elas acabam achando a ferramenta complexa demais.

Ian Black (@ianblack):

Eu sou sempre a favor da popularização de todas as ferramentas, pois toda popularização traz benefícios, de diversos pontos de vista: social, econômico, e até sexual. Afinal, depois do MSN, Twitter e Orkut as pessoas passaram a se socializar mais. Cada um pode fazer uso da ferramenta da maneira que bem entender, da maneira que é melhor para ela.

Thiago Mobilon (@Mobilon):

Eu sou completamente a favor. Acho que todo mundo tem direito de ter acesso a novas tecnologias. Porém, o Twitter é uma ferramenta que exige certa compreensão, e isso é um ótimo filtro natural. Pessoas que começam a usá-lo e a seguir o slogan do serviço ao pé da letra, desistem em pouco tempo, alegando que o mesmo é muito chato. Outras pessoas chegam no Twitter esperando o Orkut, ou pelo menos comparando os dois. Esta falta de recursos também faz essas pessoas perderem o interesse na ferramenta. E mesmo que empresas desenvolvam esses recursos, através a api do Twitter, continua soando muito complicado para as massas, e desinteressante, uma vez que o orkut já existe.

Lucia Freitas (@lufreitas):

A popularização do Twitter é bacana e positiva, em minha opinião. A questão hoje, como foi no Orkut, lá atrás, é ter sabedoria para usar a ferramenta a seu favor. E no caso do passarinho (figura que representa a ferramenta), popularizar significa mais oportunidade de conexões. Ã? ótimo, é isso que a gente está fazendo na internet, é o que desejamos: mais audiência, mais negócios, mais uso, mais informação. O que realmente me perturba, em muitos casos, não é o “povão”. São as empresas, que postam o que lhes interessa e ficam nos adicionando porque acham que a recíproca será verdadeira.

O fato é que sempre vão existir vantagens e desvantagens na popularização da ferramenta, não só entre as pessoas, como também no uso corporativo. Com o Orkut aconteceu a mesma coisa. No começo era necessário até convite para criar conta, depois acabou se popularizando demais e de uma maneira infantil, eu diria, até o ponto de ser visto com maus olhos por empresas, profissionais e pessoas.

O importante é aprender com esses erros e utilizar da maneira mais correta possível, aproveitando as informações da maneira mais interessante para você ou sua empresa. Afinal, existe muita informação publicada por lá. Estima-se que só no Brasil sejam postados 2,2 tweets por segundo. � muita coisa (boa e ruim) sendo falada!

E você, o que pensa a respeito?

Um grande abraço e até a próxima!

Obs: Se quiser, pode me seguir no Twitter: twitter.com/felipegomes

Tags: , , ,

10 Responses to “O futuro do Twitter no Brasil”

  1. http://www.posicionamientopaginasweb.com.co Says:

    Gracias por informarnos con temas tan interesantes. Realmente ustedes son diferentes y nos impulsan a seguirlos en todo lo que realizan

  2. Iola Says:

    If you are going for most excellent contents like
    myself, only go to see this web page daily as iit gives
    feature contents, thanks

  3. Sports Authority Coupon Says:

    It is in point of fact a nice and helpful piece of info. I’m glad that you shared this
    useful info with us. Please keep us up to date like this. Thank you
    for sharing.

  4. www.wordpress.com Says:

    you are really a good webmaster. The website loading speed is amazing.
    It kind of feels that you’re doing any unique trick.

    Furthermore, The contents are masterwork.

    you have done a fantastic task in this matter!

  5. Geek Says:

    Great beat ! I ᴡould like tο aplprentice ԝhile уоu amend үоur site, how
    ϲan і subscribe fօr a blog website?
    Ꭲɦе account aided me а acceptable deal.

    Ӏ Һad ƅᥱеn tiny bіt acquainted oof tҺіѕ уօur broadcast рrovided bright сlear
    concept

    mү blog … Geek

  6. Jack Says:

    Fabulous, what a weblog it is! This webpage gives useful data to us, keep it up.

  7. free hosting providers Says:

    Since you may just be testing the waters before deciding on the best direction to take with your
    website, it is wise to go with the most affordable web hosting solution you can find.
    Depending on the company names, the charges per year and the speed of the
    hosting are different. If you take this approach before making your decision, you will be
    able to make the right choices at the right price.

  8. christ0448 Says:

    :-)0x0545CD90_error Hello, my name is Jonh 0x0E344DA8_error Ovalsky. I am a SEO consultant and an ex Google Search Quality team member, expert in international and technical search engine optimisation, 0x02ACCF48_error online marketing, on-page optimization, Google penalties and Google penalty recovery (e.g. backlink analysis and reconsideration requests). In a nutshell: I help website owners to optimize 0x04F6B8B7_error their websites for search engines and to tackle manual actions (Google penalty) and algorithmic updates. If you need actionable SEO advice – contact 0x07B2062C_error me by e-mail.

  9. FIFA 17 Says:

    Wow, attractive website. Thnx ..

  10. réparateur informatique nantes Says:

    Depannage informatique Vaise ,Depannage informatique Caluire, Assistance pc sur St Fons aussi et Vénissieux,
    Depannage informatique Feyzin.

Leave a Reply


Topo